terça-feira, 6 de março de 2012

1º Open de Escalada da Serra Gaúcha - Release

O último sábado da Festa Nacional da Uva reservou um ótimo dia para a realização do 1º Open Serra Gaúcha de Escalada Esportiva! Muito bem acertada a transferência da data do dia 25 de fevereiro para 03 de março, em função das previsões climáticas, o campeonato realizado no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul teve uma boa participação dos atletas da região, além da grande exposição para os mais de 30 mil visitantes da Festa. Confira abaixo um breve relato do evento!

08:30hs da manhã, céu azul, temperatura agradável e toda a equipe da organização pronta e motivada para encarar a maratona do 1º Open Serra Gaúcha de Escalada Esportiva. No horário determinado os competidores da categoria Amador começaram a chegar para retirar sua credencial e iniciar a preparação para encarar as vias propostas pelo Route Setter Jimerson, conhecido por todos como "Jimão". Para a maioria dos competidores, o primeiro contato com o muro chegou a ser assustador, visto a estrutura muito bem montada, dividida em 07 metros de vertical, 07 metros de negativo muito forte (acima de 45º) e 03 metros de teto!

Como bons cavalheiros, a categoria Amador Feminina foi a primeira a testar os desafios propostos pelo Route Setter. Foram 03 vias bem atléticas, escaladas por todas competidoras, sendo levada em consideração para a classificação apenas as 2º e a 3º vias, onde a caxiense Isadora se deu bem. Logo após iniciou-se a categoria Amador Masculino, que contava com 14 atletas de várias cidades. Foram propostas 03 vias, sendo as primeiras duas escaladas por todos atletas e a via final escalada apenas pelos 05 melhores colocados na segunda via. Motivados pelos gritos e aplausos das acompanhantes e dos expectadores, a final foi marcada por uma via atlética, com quedas emocionantes! Quem se saiu melhor foi o escalador da terra do galo Everton!

Às 16hs iniciou-se a categoria Profissional Feminina, que infelizmente contou somente com uma atleta, o que não afetou a motivação da caxiense Lilian, e mandou muito bem em suas 03 vias, deixando muitos marmanjos com complexo de inferioridade! Logo após entraram em cena os escaladores da Profissional Masculina, misturando atletas da velha guarda (não citaremos nomes para não haver constrangimentos) e a juventude dos novos monstrinhos da região, num clima de muita diversão e um pouco de nervosismo. Foi decidido que todos atletas escalariam as 3 vias, sendo levado em consideração para desempate a segunda via, e a melhor performance na via final consagraria o campeão. As duas primeiras vias seguiram o estilo tranquilo no vertical e atlético no negativo, sendo reservada para a via final, todos os ingredientes de uma bela decisão! Início técnico e maroto, um movimento dinâmico na entrada no negativo com sequência bombante até o final e o teto com poucas agarras para acabar com os braços, foi o que os atletas encontraram como desafio, sendo mais feliz o jovem e talentoso escalador da "casa" Ariel, que foi o único a finalizar a via com muita vibração e aplausos do público!

A premiação foi um show a parte, sendo o primeiro campeonato da região a premiar os atletas até o 5º lugar e distribuindo brindes a todos os participantes. Para a categoria Profissional a premiação foi “dindin” em espécie e para a Amador foram ótimos prêmios, finalizando com chave de ouro essa grande festa!

Confira a classificação completa das categorias!

AMADOR FEMININO:
1º - Isadora Demoliner (Caxias do Sul)
2º - Renata Dal Corno (Caxias do Sul)
3º - Karoline Gilioli (Caxias do Sul)
4º - Gabriela Bertol (Bento Gonçalves)
5º - Luciana Zang (Porto Alegre)

PROFISSIONAL FEMININO:
1º - Lilian Tsuhako (Caxias do Sul)

AMADOR MASCULINO:
1º - Everton Toigo (Flores da Cunha)
2º - Gustavo Aver (Caxias do Sul)
3º - Mateus Scopel (Caxias do Sul)
4º - Anderson Pacheco (Caxias do Sul)
5º - Emerson Ribeiro (Bento Gonçalves)
6º - Cauê Prataviera da Silva (Caxias do Sul)
7º - Rafael Redaelli (Caxias do Sul)
8º - Eduardo Hoffmann (Caxias do Sul)
9º - Emílio Batista (Caxias do Sul)
10º - Francesco Ghizzo (Caxias do Sul / Itália)
11º - Giuliano Dal Bó (Caxias do Sul)
12º - Samuel de Souza (Porto Alegre)
13º - Guilherme Bavaresco (Caxias do Sul)
14º - Guilherme de Souza (Porto Alegre)

PROFISSIONAL MASCULINO:
1º - Ariel Ribeiro (Caxias do Sul)
2º - Bruno Milani (Bento Gonçalves)
3º - Rogério Censi (Caxias do Sul)
4º - Matheus Corrêa (Caxias do Sul)
5º - Guilherme Cansan (Caxias do Sul)
6º - Juliano Perozzo (Caxias do Sul)
7º - Lucas Araújo (Caxias do Sul)

Agradecemos mais uma vez toda a equipe envolvida na realização, as empresas apoiadoras e patrocinadoras e claro, todos os competidores que fizeram deste um dos melhores campeonatos já realizado na Serra Gaúcha!

Apoiadores:
ACM - Associação Caxiense de Montanhismo
ANDAIMES REIS
COPITEC
MT DIGITAL

Patrocinadores:
4 CLIMB
AGARRAS SAURO
BIG WALL Equipamentos para Aventura
CURTLO
DEUTER
GUENOA Bikes e Apetrechos
KAE Equipamentos Eletrônicos
LÉO TINTAS
MAXXIBOLT Componentes para Fixação
SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
SOLO
SUL TORRES Estruturas Metálicas
RUPESTRE TURISMO
VIA BELLA Multimarcas

Realização:
JIMÃO CENTRO DE ESCALADA
FESTA NACIONAL DA UVA 2012

Nenhum comentário: