segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mostra Competitiva de Filmes de Montanha - Trailers

No post anterior, publiquei a programação da Mostra Competitiva que acontecerá agora em novembro no Rio de Janeiro (RJ).


Se quiser ver os filmes nacionais que estão participando,  dá uma olhada nos trailers que estão disponíveis no Webventure .


http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/videos/?idSub=1280


Abaixo os vídeos participantes:


Dia 12 (sábado)

Sessão das 19 horas

>> Aconcágua Despertando Potenciais, de Alexandre Haigaz (São Paulo, 2011, 58 minutos).
Um surfista que nunca havia dormido em barracas resolve viver novas emoções e se aventura numa expedição na montanha mais alta das Américas. Este filme mostra as lições tiradas desta magnífica experiência.

>> Tepui - Escalada ao Salto Angel, de Federico Sanz e Edemilson Padilha (Paraná, 2011, 25 minutos).
Retrata a escalada da maior cachoeira do mundo, o Salto Angel, na Venezuela, mostrando a difícil aproximação pela floresta amazônica e depois a ascensão de um dos maiores desafios do alpinismo mundial. Uma via de 1.000 metros de extensão que tomou 17 dias de uma equipe brasileiro-venezuelana, levando-os ao limite de sua capacidade física e psicológica.

Sessão das 21 horas

>> Blocos A2, de Ricardo Cosme (Rio de Janeiro, 2011, 6 minutos). 
É o registro de alguns momentos de um casal de escaladores aficionado pela escalada em bloco.

>> A Terra da Lua Partida, de Marcos Negrão e André Rangel (Rio de Janeiro, 2010, 52 minutos). 
No Himalaia, um velho nômade vive em uma das mais isoladas regiões do planeta. Porém, uma repentina mudança no clima está secando os rios e transformando muitos vales em desertos. Presenciando o colapso de seu povo, Sonam, o personagem central, inicia uma desesperada busca para mudar o seu destino.

>> Montanha Serra Verde Mato, de Walfried Amaral Weissmann (Minas Gerais, 2011, 20 minutos).
A obra tenta mostrar como as atividades ao ar livre servem de fuga do cotidiano estressante nas grandes cidades. A partir do depoimento de várias pessoas, é explorada a necessidade de se estar na natureza, seja praticando montanhismo, escalada ou voo livre.

Dia 13 (domingo) 

Sessão das 18 horas

>> Borboleta Azul, de Tomaz Cavalieri (São Paulo, 2010, 13 minutos).
Um grupo de jovens com deficiência intelectual recebe a oportunidade de viver uma pequena expedição na Serra da Mantiqueira. À medida que os desafios são vencidos, o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança aparecem como o grande objetivo alcançado. 

>> Arredores, de Natássia Ferreira Augusto (Espírito Santo, 2011, 34 minutos).
Castelo, na região sul do Espírito Santo, reúne anualmente centenas de atletas em busca do cenário perfeito para a prática de vários esportes, como parapente, escalada, base jump e slackline. São belíssimas formações rochosas e um excelente desnível geográfico com variação de 100 a 2.070 metros de altitude. 

>> Copa Internacional de Mountain Bike – Araxá, de Juliano Guerra (Minas Gerais, 2011, 12 minutos).
Um vídeo sobre a competição, que rola em Araxá (MG). A cidade pode se tornar a primeira cidade brasileira a ser sede do mundial de MTB da União Ciclista Internacional em 2013.

>> Quanta Patagônia, de Guilherme Pahl e Marcio Cesar (Distrito Federal, 2011, 23 minutos).
Na Patagônia argentina, três escaladores de Brasília (DF) saem do cerrado em busca de picos rochosos, escalada tradicional, um pouco de neve e muita diversão. Depois de 30 dias de muita intempérie, contratempos e imprevistos, eles voltam para casa com seus objetivos alcançados, mas El Frey e El Chaltén nunca deixarão suas memórias.

Sessão das 20 horas

>> A Dança do Tempo, de Christian Spencer (Rio de Janeiro, 2011, 22 minutos).
O filme se propõe a levar o espectador a uma viagem pelas belezas e pelos infinitos ciclos da natureza. As imagens obtidas durante quatro anos de filmagens são tecidas de modo que a exuberante natureza da Mata Atlântica parece dançar ao som de uma trilha sonora pulsante. 

>> Com a Mãe da Joana, de Dodi Echternacht (Rio de Janeiro, 2009, 30 minutos).
Conta as aventuras da dupla Dodi e sua filha Joana, de apenas quatro anos, em viagens por algumas das regiões mais bonitas do Brasil. O filme mostra o prazer de se encontrar na natureza, em situações totalmente inesperadas, e o que se ensina e o que se aprende nessa relação tão intensa. 

>> Red Bull Psicobloc, de Andre Duck e Wiland Pnsdorf (São Paulo, 2011, 26 minutos).
Fala sobre uma nova modalidade de escalada livre, sem equipamentos de segurança, tendo a água como única proteção nas quedas. Descobertos pelos escaladores cariocas Felipe Dallorto e Flávia dos Anjos, os paredões que margeiam o Riacho do Talhado, no sertão alagoano, compõe o cenário. Escaladores como Ralf Cortes, Lucas Marques, Cesar Grosso, Felipe Camargo , Janine Cardoso e Cauí Vieira visitam o local pela primeira vez e encaram os desafios psicológicos da forma mais pura da escalada em rocha.

Nenhum comentário: