segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O homem aranha virou executivo

Muitos conhecem o escalador Elton Fagundes.

Em 1996 ele escalou um prédio na cidade de Canoas, na grande Porto Alegre (RS) para chamar atenção da mídia para a falta de patrocínio e investimentos no montanhismo. No sábado passado (21 de agosto), o Jornal Zero Hora fez uma matéria sobre o fato ocorrido em 1996.

Onde andará e o que estará fazendo Elton Fagundes nos dias de hoje? Ele tornou-se empresário e atua no ramo do alpinismo industrial e prevenção a acidentes de trabalho na indústria petroquímica.

A matéria na íntegra você confere aqui no blog na publicação abaixo:

Ele não voa aos saltos apenas entre os arranha-céus de Nova York, escalando as paredes com os fios de seda que expele dos punhos como tentáculos, a defender as mocinhas americanas de medonhos vilões. Acredite, o Rio Grande do Sul também já produziu o seu Homem-Aranha: é o Elton Renan Fagundes, atualmente com 42 anos.

Em setembro de 1996, Elton revelou suas habilidades aracnídeas ao subir um edifício de 30 metros de altura, no centro de Canoas. Juntou uma multidão para assistir à escalada de 11 andares, até que chegou a polícia, alarmada com o fato de o prédio abrigar uma agência bancária. Mas a versão gaúcha de Peter Parker, de 1m76cm e 60 quilos, só queria chamar a atenção para a falta de patrocínio aos esportes radicais.

Passados 14 anos, em que telhado estará acocorado o Homem-Aranha de Canoas? Pois Elton é empresário de destaque, fundador e sócio da Stonehenge, especializada em alpinismo e resgate industrial. Com sede na Capital, uma das maiores do ramo na região sul, ela presta serviços para portentos como Braskem, Gerdau, Banco do Brasil, Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Ipiranga.

A Stonehenge (referência ao monumento de blocos de pedras que teria servido a estudos astronômicos ou religiosos na pré-história, no sul da Inglaterra) oferece uma equipe de 50 alpinistas industriais. Usando técnicas de montanhismo, atua em locais de difícil acesso, facilitando a pintura de prédios, lavagem de fachadas, instalação de ar-condicionado nas alturas, soldas, montagens.

Uma das tarefas mais arriscadas foi a instalação de um para-raios, a 130 metros do chão, na usina termelétrica de Candiota. Outra operação complicada é montar a estrutura para que se faça a manutenção de chaminés no Polo Petroquímico de Triunfo. Se o técnico sofrer um mal súbito, dentro da torre, Elton e seus alpinistas o socorrem.

Nas histórias em quadrinhos e no cinema, o Homem-Aranha enfrenta o Duende Verde, o Doutor Octopus e o Homem-Areia, malfeitores deformados pelo excesso de maldade. O inimigo de Elton é real, mas não menos sinistro: o acidente de trabalho, um dos ceifadores de vidas no Brasil. Ao garantir segurança no topo de edifícios em obras, preserva a pele de operários.

Elton virou empresário porque precisava se sustentar. Foi padeiro, cozinheiro, soldador, office-boy e chapista de cheeseburguer (aquele que frita a carne no trailer), ofícios indispensáveis, mas que não lhe permitiam manter a prática do montanhismo como gostaria. Então, além de cânions e despenhadeiros, passou a escalar prédios.

CITA NIETZSCHE, ADORA CALVIN E HAROLDO

Peter Parker oculta os superpoderes como um repórter-fotográfico de rosto adolescente. Não se espere de Elton um executivo convencional, de terno, gravata, sapatos italianos e óculos de grife. É um despojado, a lembrar os tempos em que galgou a estátua do Cristo Redentor, no Rio, para fixar um protesto ecológico do Greenpeace.

Elton pode ser encontrado no trensurb ou em ônibus, de mochila às costas, touca de montanhista, jaqueta impermeável e botinas. Poderia comprar o automóvel que desejasse, mas prefere caminhar ou utilizar o transporte público para não agravar a poluição e o efeito estufa.

– Sou uma pessoa que está querendo contribuir para um planeta melhor – diz ele, que tatuou imagens de Calvin e Haroldo no ombro direito.

O fictício Homem-Aranha é um colecionador de fãs. Elton apareceu na capa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, ao ser eleito um dos empreendedores de sucesso de 2008. Casado com a bailarina Aline Karpinski, 33 anos, amigo de três gatos, seguidamente é convocado para dar palestras motivacionais. Eclético, cita Sun Tzu (autor de A Arte da Guerra), Aristóteles e Nietzsche, chegando a frases de Batman e Forrest Gump. Aos leitores de ZH, o Homem-Aranha apresenta os três tipos de pessoas que conhece:

– O que aprende com os próprios erros.

– O que aprende com os erros dos outros.

– O que não aprende de jeito nenhum.



Fonte: Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3012779.xml&template=3898.dwt&edition=15339&section=1003)

Nenhum comentário: