quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Entrevistando o Japonês Naoki Arima

O escalador gaúcho Roni Andres foi morar na Itália há uns três anos atrás juntamente com sua esposa Dir.

Recentemente eles criaram um blog http://ilviaggio1972.blogspot.com/ para falar de suas andanças e escaladas pelo mundo.

Ele fez uma entrevista com o escalador Naoki Arima que ficou muito legal.

A entrevista na íntegra se encontra publicada logo abaixo:

Quando tive a idéia de fazer a primeira entrevista para postar no blog, não me veio em mente na hora um nome, afinal o Brasil e o RS estao cheios de bons escaladores. A resposta veio quando pensei num escalador que alem da prestaçao em rocha, tivesse feito algo mais pela escalada. Deixando a parte nossa amizade, Naoki Arima, ha tempos faz o nosso esporte mais interessante, divertido e informativo. Quem nao se lembra das ediçoes do 'Comite', das opinioes dos super-heròis a respeito dos novos jogos de agarras, o grito a la "Sharma" na hora de uma passada dificil, as primeiras fotos e info gerais sobre escalada no RS com o site o agarrassauro.cjb.net.
Passaram-se alguns anos desses acontecidos e o cara ta la em Vitòria-ES a 3 anos, trabalhando, escrevendo para o seu site, fazendo fotos, conquistando novas vias e escalando...

Andres- Qual a tua idade?
Naoki- Jà estou na idade de nao contar mais. Ok, 31...

A- Quando começou a escalar?
N- Hmmmm, comecei a brincar de escalada/rapel em 1993, mas escalar mesmo foi a partir de 1995. Muito tempo, nè?


A- Qual a mudança mais significativa pra ti, que a escalada teve desde aquela época?
N- Pergunta dificil essa...Foram tantas mudanças... Tantas evoluçoes... Sair de casa, sair da cidade de onde nasci, sair do estado (RS), sair do Brasil...Acho que cada dia, a cada escalada, aprendo alguma coisa. Acho que as mudanças estao no dia-a-dia. Sò precisamos ter a percepçao das coisas. Hoje me vejo buscando muito mais a evoluçao da mente e do espirito do que ha 10 anos atras quando buscava a evoluçao fisica.


A- Escalar é uma coisa excelente, mas conquistar nao sao todos que curtem. Tu foi praticamente quem desenvolveu o setor do Behne em Ivoti e conquistou varias vias no RS. Agora ai em Vitoria, de onde vem essa vontade de sair a procura de novos points pra conquistar?
N- As vezes faço a mesma pergunta a mim mesmo....E confesso que nao sei. Sei que gosto de fazer isso. Talvez seja uma herança de minha infancia. De ficar explorando o mato de casa a procura de pedra.
Sò sei que gosto e me faz feliz, por isso conquisto e equipo vias com meus amigos.

A- E quem "banca" todo esse equipo (Furadeira, chapeletas, parabolts, etc) ?
N- Hehehe...Cara, sai tudo do pròprio bolso...Mas nao reclamo porque faço o que eu gosto. Claro que o ideal seria conseguir de graça (prefeitura, estado, lojista, fabricante) , mas ja passei dessa fase utòpica da minha vida. Cansei de esperar pelos outros...Cansei de acreditar num mundo ideal.

A-Muito se fala de apoio por parte de lojas e fabricantes de equipos para que o esporte ai no Brasil se desenvolva ainda mais. Qual tua opiniao sobre esse assunto?
N- Noto que ainda nao ha uma relaçao escalador & lojista. Nòs escaladores nao compramos nas lojas, nòs nao alimentamos o mercado. Escalador mesmo, consegue as coisas por fora. Alguém traz de fora, compra mais barato por outros intermédios e raramente compra em lojas. Até porque as coisas sao caras nas lojas. Por outro lado, os lojistas também nao nos veem como um cliente potencial. Cliente potencial é aquele cara que vai para o Vale Nevado esquiar e precisa comprar todas as tralhas para usar uma vez na vida. Esse sim é o cara que o lojista quer.
Por essas e outras, as lojas nao tem interesse em nos. Em ver a escalada crescer, porque o retorno é muito pequeno.

A-Tu lembra a data que tu fez o primeiro site? agarrassauro.cjb.net?
N- Cara, acho que foi em 2000 ou 2001. Era outra época. A internet nao era tudo que é hoje. A rede ainda estava engatinhando. Aprendi a desenvolver o site usando o Front Page (ninguém deve usar mais isso hoje em dia...) . Depois migrei para o Dreamweaver que continuo atè hoje, mas ja me rendi ao sistema blogs(uso o Wordpress) pela praticidade.

A- Se nao estou enganado, faz um tempo que tu nao informa o numeros de acessos no teu site, mas a ultima vez que tu fez isso os numeros eram significativos. A que tu atribui essa aceitaçao do naokiarima.com?
N- Hmmm, nunca vi com esses olhos. Tento usar meu site pessoal para passar um pouco de informaçao (croquis), mostrar as minhas fotos e divulgar a escalada capixaba em geral.

A- O que significa a escalada hoje na tua vida?
N- Resposta Cliche total: A escalada para mim é uma filosofia de vida. Tudo gira em torno da escalada. Confesso que ja fui mais viciado. Hoje me considero uma pessoa mais moderada, mas ainda fico com peso na consciencia quando falto um treino ou deixo de escalar um final de semana.
A- E as fotos? Tu mesmo disse um dia que um japones sem maquina fotografica na mao è no minimo estranho. De onde surgiu essa paixao pela fotografia?
N- Sempre gostei de fotografia em geral. O universo da fotografia é um universo caro. Nesse mundo, a regra é: o que é bom é caro. Por isso, por muito tempo a fotografia sò era acessivel para quem tivesse muito dinheiro. Hoje em dia com o desenvolvimento das cameras digitais, a fotografia se tornou mais acessivel a todos. Assim consegui ir evoluindo da uma 35mm de filme para uma digital de bolso e por fim uma SLCD.
Teve uma fase da minha vida que fui mais viciado em fotografia, estudei bastante sobre o assunto e me dediquei mais. As vezes saia de casa as 5h da manha para fazer aquela foto de manha cedo ou dava uns rolés pelo estado sò para fotografar. Hoje estou mais calminho, mas continuo firme. As nossas motivaçoes mudam com o tempo.


A- Essa entrevista fala de uma pessoa que dedicou boa parte da vida a escalada, seja na fabricaçao de agarras, sites, competiçoes (como atleta e organizador) , conquistas, etc. Gostaria de deixar alguma mensagem pra galera que ta começando agora ou até mesmo para para os mais "velhos" a respeito da escalada?
N-Po, sou péssimo nisso...Para quem esta começando: nao fiquem em uma sò modalidade. Abra a sua mente, experimente outras vivencias. Aos "velhos": transmita os nossos conhecimentos aos novos. Apresente o incrivel universo da escalada com responsabilidade e segurança.


Pra finalizar gostaria de fazer umas perguntas rapidas:

-Livro: Na natureza selvagem. John Krakauer. Li umas 3 vezes...Nao que nao tenha entendido mas porque me identifiquei muito...
-Filme: Todos da série Master of Stone. Assisti milhares de vezes cada VHS...
-Comida: Exòtica, diferente...E é claro, da minha mae! Quem ja provou sabe do que eu estou falando.
-Escalador(a): Yuji Hirayama, pela sua capacidade de se aventurar em todos os terrenos. Sempre que me vejo cansado, um velho, lembro que ele tem 10 anos a mais e escala mil vezes melhor que eu. Ai, levanto a cabeça e sigo em frente.
-Point: O Behne(RS) porque foi la que eu aprendi muitas coisas e porque passei uma das melhores fases da minha vida la. Bons tempos...
-Via: Nossa, sao tantas vias...Ja gostei das dificeis, mas hoje sinto que o mais importante é que seja bonita e agradavel. ja achei que via bonita tinha que ser negativa, hoje sei dar valor a uma boa aderencia...Por isso o fato de estar escalando é o mais importante, seja negativo, uma aderencia, ou um trepa-mato.
-Importante na vida: Ar, agua e uma boa sapatilha italiana. Ok, saude e estar cercado por bons amigos.
- Uma frase: "Nao fui feito para viver eternamente, fui feito paraviver intensamente."