quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Expedição brasileira no Ama Dablan

Os escaladores Marcelo Santos "Bonga", Alir Welner "Mute" e Maurício Clauzet "ToNTo" estão partindo para escalar o Ama Dablan.

A proposta do projeto Ama Dablam 2010 é escalar o Ama Dablam, uma montanha com 6.856m (na verdade é interessante, pois há uma controvérsia sobre a altitude exata da montanha, dependendo da fonte a altitude pode ser 6856m, 6843m ou 6812m.). Localizada no Vale do Khumbu, no Nepal - Asia. No entanto, não nos importa apenas chegar à esse lindo cume, nos importa (e muito) "COMO" chegaremos ao cume. Para nós não importa o "feito" de se chegar ao topo, mas qual o caminho e as escolhas feitas por nós para chegar lá.

A nossa proposta é baseada em duas percepções:

* 1- que de maneira geral, não só na montanha, a cada dia que passa as pessoas estão menos preocupadas em "COMO" atingir seus objetivos, focando apenas em conseguir e muitas vezes a qualquer preço. Nós da Expedição Ama Dablam 2010 acreditamos que em qualquer projeto, seja ele de montanha, pessoal, empresarial ou corporativo, o caminho que escolhemos seguir importa muito. Nunca devemos abandonar o caminho correto, da ética, do respeito pelas pessoas, do cuidado e consideração com a natureza, entre tantas outras coisas.
Sendo assim, nosso foco é em "TODO" o caminho que percoreremos até chegar ao Cume.
Para nós esse caminho já começou na escolha do nosso patrocinador e dos nossos apoiadores, encontramos parceiros que também se preocupam em como as coisas são feitas, e não apenas nos resultados. São eles:
Altiseg
EBS Sistemas
Confidence câmbio
Axia Value Chain
Bonier Equipamentos

Além dessa preocupação com o caminho, o segundo ponto:
* 2- É comum atualmente as pessoas irem escalar montanhas tentando levar seus confortos e comodidades de um dia a dia urbano e tecnológico para a montanha. Isso se agrava nas expedições comerciais no Himalaia, onde com dinheiro, pode-se comprar diversos "luxos" e facilitantes da escalada, como cordas fixas por quase todo caminho, "personal Sherpas" que fazem de tudo para o cliente, de carregar todo peso a armar a barraca na altitude. Buscamos uma abordagem mais simples, na qual consideramos uma escalada mais justa e mais autêntica, onde realmente teremos a oportunidade de conhecer os NOSSOS LIMITES, e não os limites da operação comercial que você eventualmente contratar. Consideramos que escalar, traga implícito em si a necessidade e a vontade de encarar as adversidades encontradas pelo caminho.

A Equipe:
É uma escalada com uma cordada formada por amigos, todos já com muitos anos de escalada e montanhismo:

* Marcelo Santos "Bonga"
* Alir Welner "Mute"
* Maurício Clauzet "ToNTo"

Nossa viagem tem início no dia 25 de setembro com duração prevista de 40 dias, atualizaremos as noticias sempre que for possível, através deste blog: http://amadablam2010.blogspot.com/

Esperamos que cada um possa acompanhar e viajar um pouco nessa aventura, conhecendo uma cultura diferente e desvendando os caminhos das altitudes do Himalaia.

Namastê!

Nenhum comentário: