segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programa Condutores de Visitantes PNI - Divulgação

Está aberto o processo de seleção para obtenção da Carteira de Condutor de Visitantes do Programa de Ecoturismo do Parque Nacional do Itatiaia – 2010.

As inscrições iniciam amanhã, dia 15 de junho e se encerram em 05 de julho de 2010, através dos e-mails mencionados nos documentos em anexo.

CONDUTORES DE VISITANTES 2010 PROGRAMA DE ECOTURISMO PARQUE NACIONAL
DO ITATIAIA

CADASTRAMENTO E RECADASTRAMENTO EM 2010
1) Pré-requisitos básicos para obter o cadastramento
- Ser maior de 18 anos e menor de 65 anos, sabendo ler e escrever, caso não possua tais habilidades o condutor se responsabilizará em se apresentar alfabetizado no período de dois anos à Coordenação do Programa de Ecoturismo;
- Residir num dos seguintes municípios: Itatiaia/RJ, Resende/RJ, Itamonte/MG, Alagoa/MG, Bocaina de Minas/MG e Queluz/SP;
- Cumprir os prazos previstos; - Ser aprovado nos testes teórico e prático; - Participar das aulas de nivelamento e de primeiros socorros; - Fazer entrega da documentação que for solicitada; - Assinar o Termo de Compromisso; - Não ser funcionário do PNI, seja terceirizado ou não.

2) Pré-requisitos básicos para obter o recadastramento
- Ter sido listado como em condições de poder participar do processo de recadastramento; - Responder positivamente ao convite para continuar como condutor; - Cumprir os prazos previstos; - Fazer entrega da documentação que for solicitada;
- Participar das aulas de nivelamento e de primeiros socorros; - Assinar o Termo de Compromisso; - Não ser funcionário do PNI, seja terceirizado ou não.

3) Teste Teórico Escrito
- Será realizado na parte baixa do PNI, preferencialmente no auditório do Centro de Visitantes, e em uma única data;.
- Abordará questões inerentes às fontes de consulta disponibilizadas, definidas pela Coordenação;
- Para o assunto “Conhecimento do PNI” não haverá distribuição de fonte de consulta, pois se considera que o pretendente ao cadastro como Condutor de Visitante já deve possuir suficiente conhecimento sobre o histórico do PNI, a respeito de seu relevo, trilhas e atrativos diversos e, ainda, possuir noções sobre sua flora e fauna;
- A nota mínima para aprovação no teste teórico será 6,0 (seis vg zero); - A alimentação e o transporte para execução do teste serão por conta do candidato.

4) Teste Prático
- Será aplicado aos pretendentes ao cadastramento em todas as categorias;
- Também deverá ser aplicado ao condutor pretendente ao recadastramento na categoria escalada e para aquele que deseje evoluir de categoria;
- O material / equipamento a ser usado no teste será o do próprio candidato;
- Será realizado no Planalto do Itatiaia em uma primeira data o teste para as categorias caminhada e montanhismo e numa segunda para a escalada. Caso algum condutor das duas primeiras categorias falte à data marcada poderá comparecer na data para a categoria escalada;
- Preferencialmente, haverá um aplicador para cada categoria testada;
- A nota mínima para aprovação no teste prático será 6,0 (seis vg zero) e máxima de 10,0 (dez vz zero);
- A alimentação e o transporte para execução do teste serão por conta do candidato; - Para estar habilitado ao teste prático de escalada o condutor deverá ter:
• Ter feito curso de escalada avançado homologado pela CBME ou federações associadas a ela.
• Ter feito curso de auto-resgate ou este tema ter sido abordado no curso de escalada avançado, Neste caso, apresentar conteúdo do curso realizado.
• Apresentar currículo com a lista das 10 vias mais difíceis que já escalou, contendo o local de cada via e o grau, e as 5 vias mais difíceis já escaladas no planalto.
• Passar na prova pratica que avaliará a qualidade da operação (condução simulada), os equipamentos utilizados na condução, o nível de escalada mencionada no currículo do candidato será avaliado no setor da prova (Couto ou Prateleiras), sendo que o candidato deverá encadenar no mínimo 6o grau.

5) Documentação necessária ao cadastramento
- Cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e dos certificados de cursos realizados em assuntos inerentes ao desempenho na função de Condutor de Visitantes, caso possua;
- Uma foto 3x4 atualizada e sem marcas sobre a mesma;
- A não entrega da documentação completa, até a data prevista, acarretará a suspensão do processo de cadastramento do candidato; - Para a categoria escalada deverá ser apresentada a documentação citada no item teste prático.

6) Documentação necessária ao recadastramento
- Atualização de algum documento entregue no ano anterior, principalmente do comprovante de residência;
- Uma foto 3x4 atualizada e sem marcas sobre a mesma; - Opcionalmente, um relatório das atividades desenvolvidas como Condutor; - A não entrega da documentação completa, até a data prevista, acarretará a suspensão
do processo de recadastramento do candidato; - Para a categoria escalada deverá ser apresentada a documentação citada no item teste prático.

7) Habilitados ao Recadastramento
São considerados habilitados ao recadastramento em 2010 os condutores que em 2009 se tornaram aptos estando de posse de sua carteira ou que conste na relação de condutores cadastrados emitida pela administração do parque em 31 de maio de 2010.

8) Inscrições e contatos
As inscrições e/ ou informações deverão ser pelo e-mail condutorpni@hotmail.com com cópia para usopublicopni@ymail.com ou pelos telefones (24) 3352-1461 e 3352-7001. Deverão constar as seguintes informações: nome do candidato, categoria e local que deseja fazer a prova teórica e indicar se é para cadastramento ou recadastramento.
Coordenação da Visitação Coordenação do Programa de Ecoturismo Parque Nacional do Itatiaia
9) Calendário

Obs.: A 2a Etapa do Calendário do Programa dos Condutores de Visitantes contemplará aulas de nivelamento; aulas de primeiros socorros; entrega de documentação pessoal; confecção de carteiras e ato público de inclusão no Programa de Condutores com assinatura do termo de Compromisso.

CALENDÁRIO CONDUTORES DE VISITANTES 2010 – 1a ETAPA PROGRAMA DE ECOTURISMO DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Período de Inscrições: de 15 de junho a 05 de julho

Divulgação da listagem dos inscritos para cadastramento e recadastramento: dia 07 de julho

Teste Teórico: dia 09 de julho

Locais de Realização do Teste Teórico:
Itatiaia/RJ (Aos que moram próximos à Itatiaia) - Parque Nacional do Itatiaia Parte Baixa - Centro de Visitantes
Itamonte/MG (Aos que moram próximos à Itamonte) – Secretaria de Turismo de Itamonte

Horário do Teste Teórico: 9h00 - Manhã
Testes Práticos: dias 16 e 17 de julho

Locais de Realização dos Testes Práticos:
Parque Nacional do Itatiaia – Planalto (Parte Alta)
Horário dos Testes Práticos: 08h00 - Manhã

Divulgação dos aprovados para cadastramento e convocação geral para as aulas seguintes, incluídos os pretendentes ao recadastramento - dia 22 de julho

Divulgação das Datas para a 2a Etapa do Calendário do Programa dos Condutores de Visitantes - dia 22 de julho

Nenhum comentário: