sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SOS Serra do Espinha

QUERIDOS AMIGOS,

A gente divulga e repassa tanta bobagem, tanta piadinha e coisas fúteis apenas por diversão, mas quando o assunto é SÉRIO E REALMENTE IMPORTANTE, a gente tem vergonha ou não dá importância...

Não se trata apenas de um apelo em favor de uma comunidade local, de um lugar que provavelmente muitos de vcs nunca ouviram falar, mas é um apelo pro bem comum, do seu bem também. Muitos podem achar uma bobagem, ou não dar importância, mas o que fizermos com a água e o ecossistema aqui em Minas, no coração da Serra do Espinhaço, pode ter certeza que afetará sua vida aí, onde estiver, seja em BH, SP, RIO e etc um dia. Como sabemos, água potável é algo cada vez mais escasso e que está ameaçado de acabar um dia.

E não é só com a Amazônia por exemplo que temos que nos preocupar, mas com o Cerrado, com seu ecossistema delicado e único no mundo e os mananciais hidricos que eles guardam.

E estamos lutando aqui, tentando mobilizar opinião pública e órgãos governamentais, contra o poder dessas grandes empresas MMX, ANGLOAMERICA e VALE, que estão acabando com esses lugares sagrados, na SERRA DO ESPINHAÇO. Estão garimpando sem permissão ambiental, poluindo a água, expulsando moradores abrindo verdadeiros "vulcões" na Serra, para mineração e construção de um gigantesco minerioduto de mais de 15km.
E a gente muitas vezes está comprando e vendendo Ações dessas empresas, para lucrar com isso e não sabemos às custas de quê e o que essas empresas estão fazendo por aqui para para gerar esses lucros...
PENSE NISSO.

Vamos divulgar e nos mobilizar para que cada vez mais pessoas saibam disso, para que o governo tome medidas para parar isso. Porque mais importante do que os PAPÉIS NA BOLSA, O OURO, O MINÉRIO DE FERRO, OS DIAMANTES OU A MADEIRA DE EUCALIPTO, é um bem que, sem ele não vivemos... A ÁGUA.

Espero contar com a ajuda de todos.


• Este, foi produzido com a ajuda de uma entidade Francesa que se sensibilizou pelo assunto e abraçou a causa. Inclusive o filho do Beto Guedes, Gabriel, também. (está dividido em 8 partes de 3 minutos cada, vá vendo um na sequência do outro)
parte1 - http://www.youtube.com/watch?v=L7ydWrOP2KM
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=Q9vl4rHrbfs
parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=X7-LIimAVg8
parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=QrinVdAB2OA (não achei a parte 4...)
parte 6 - http://www.youtube.com/watch?v=YskU9TeRozE
parte 7 - http://www.youtube.com/watch?v=OH6QdxvQ2Mo

• Este outro é bem mais rudimentar, mas que mostra informações importantes, que mostra o problema mais de perto, inclusive o impacto para as comunidades locais primeiro (depois vai afetar a nós como mostra o anterior...) - também está dividido em partes, em 3.
parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=kLxQjBsvQdo
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=oysDR7sf5RU
parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=DRCoXLCeovc

Fonte: Danilo Siqueira.

Nenhum comentário: