sábado, 14 de novembro de 2009

Thomaz Humar falece no Nepal


O corpo do esloveno Thomaz Humar foi encontrado hoje de manhã por uma equipe de resgate. Ele sofreu um acidente quando escalava em solitário o Langtang Lirung, uma montanha de 7.227 metros de altitude no Nepal.

Resgatistas eslovenos que foram deslocados para o Nepal para ajudar no resgate de Thomaz Humar, informaram nesta manhã que encontraram o corpo do famoso alpinista em uma altitude de 5600 metros. Ele foi encontrado com lesões nas costas e apresentava fraturas nas costelas e uma perna.

Na segunda feira, Humar conseguiu ligar com um telefone satelital para seu cozinheiro, único integrante fora ele em sua expedição e que estava na Base da montanha e sua esposa, na Eslovênia. Ele avisou que havia sofrido uma queda. Depois deste alarme, ninguém mais conseguiu contatá-lo. Uma equipe Sherpa foi deslocada até a montanha por helicóptero, iniciando as buscas que foram aumentadas com a vinda de uma equipe que veio da Europa auxiliar no trabalho.

Thomaz Humar, que tinha apenas 41 anos, conseguiu o Piolet d´Or em 1996 por sua escalada no Ama Dablan, entretanto, a escalada mais comprometedora e extraordinária de sua carreira foi a escalada da face Sul do Dhaulagiri em solitário. Em 2005 ele foi resgatado na parede Rupal do Nanga Parbat, depois de cinco dias preso dentro de uma cova de gelo. Em 2007, Humar fez cume pela face Sul do Annapurna, uma das montanhas mais perigosas do mundo.

Fonte: Altamontanha

Um comentário:

FGM disse...

Há tempos não entrava aqui em seu blog. E só hj ví o post que fizeste sobre a etapa do catarinense aqui. Brigadão pelo espaço cedido, irmão...
E espero que possamos nos rever nas montanhas.

[]'s