quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nepal prepara reunião de ministros no Everest para alertar sobre clima


Organizadores da reunião ministerial do Nepal no Everest, no Himalaia, chegam à cidade de Shyangboche

Um grupo de ministros do Nepal alcançou a região do Monte Everest nesta quinta-feira (3) para uma reunião de gabinete que será realizada no local mais alto já registrado.

É uma proeza que tem o objetivo de chamar a atenção para a ameaça global do aquecimento para as geleiras da cordilheira do Himalaia. Lá fica o ponto mais alto do mundo, o pico do Everest, com 8.844 metros de altitude.

A reunião acontece às vésperas da conferência internacional do clima de Copenhague, que começa na segunda-feira (7).

Os 23 ministros voaram em tempo ensolarado até Lukla, cidade localizada em uma altitude de 2.800 metros, considerada a porta de entrada para a região do monte Everest. O próximo passo é seguir de helicóptero à Kalapathar,para o encontro da sexta-feira (11), a uma altitude de 5.250 metros.

Riscos

Cientistas dizem que as geleiras do Himalaia estão derretendo em um ritmo alarmante, criando lagos que podem posteriormente inundar as vilas abaixo.

O derretimento da neve e geleiras também dificulta as rotas para os alpinistas ou para quem vive na região, tornando-as instáveis e mais difíceis de serem seguidas.

Devido à elevada altitude e aos riscos envolvidos, a reunião será breve, e os ministros depois voarão mais para baixo, para a cidade de Syanboche, a uma altitude de 3.900 metros.

O primeiro-ministro do Nepal, Madhav Kumar Nepal, deve participar da reunião, mas quatro ministros não devem fazê-lo por preocupações de saúde ou outros compromissos.

Helicópteros de resgate e médicos foram posicionados em Lukla, Syangboche e no local da reunião em si, de acordo com a Associação de Resgate do Himalaia.

A reunião de ministros em elevada altitude segue-se a outra, em outubro, que aconteceu debaixo d´água, das Malvinas, também para chamar a atenção sobre o aquecimento global.

Nenhum comentário: