Isso mesmo o que aconteceu comigo e um grupo de amigos na semana passada.
Enquanto instalávamos nosso slack line em duas árvores onde costumamos praticar há mais de
10 meses no Parque Moinhos de Vento, um guarda parque se aproximou falando que não podíamos amarrar nada nas árvores. Perguntei para ele o porquê e ele disse que há uma lei que proíbe que se amarre qualquer coisa nas árvores dos parques de Porto Alegre.
Expliquei que não estávamos estragando e que tinha uma proteção nas amarrações das ancoragens, além disso estávamos praticando uma atividade esportiva e já viemos praticando essa atividade em vários parques de Porto Alegre e nunca haviam nos vetado. Ele disse que ia tirar a dúvida com a administração do parque e fui com ele para confirmar. Falamos com a diretora do parque e ela confirmou o que o guarda havia dito. A diretora me recomendou ir até a SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), redigir um documento com fotos e falar com o responsável pelos parques de Porto Alegre para pedir uma autorização para praticarmos slack line sem sermos mais incomodados.
Agora estamos agilizando e em breve, se tudo der certo, estaremos com esse documento na mão, para podermos curtir o slack novamente sem sermos importunados...
Fotos: Odilei Medeiro
3 comentários:
Ai galera, vamos montar os slacks entres postes de luz entao...
E aí Odilei,
Sou escalador e slacker, moro em SP e pratico slack nos parques de sp e onde mais consigo armar. Estou tendo exatamente o mesmo problema que você para armar a fita.
Você chegou a conseguir a tal autorização? Chegou mesmo a ver se realmente existe a tal regra que impede que se amarre coisas nas árvores?
Na minha opinião, essa implicância toda é só o medo do desconhecido, ou a mania ods guardinhas brasileiros de proibir algo que não entedem / não conhecem.
abraços e boa sorte!
Pedro
Beleza Pedro,
na verdade é uma lei estadual que não permite que se amarre nada em árvores nos parques. Nos aconselharam a pegar uma autorização na Secretaria de Meio Ambiente. Instalamos nosso slack há tempos em vários parques, mas naquele dia,um guarda parque que estava passeando fardado com a esposa e filha, de mãos dadas, veio nos abordar falando que não podia. Acredito que e fez mais para se aparecer do que outra coisa, já que até hj continuamos fazendo e ninguém mais nos incomodou.
Abraço e até mais Pedro,
Postar um comentário