terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Argentina 2009
















Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Montei esse blog pra estar postando fotos e relatos da viagem que farei durante o verão pela Patagonia Argentina.
Nunca me chamou a atenção blogs ou páginas pessoais, mas cheguei a conclusão que é legal estar colocando dicas de viagens e trocar informações técnicas ou algo assim. Pretendo colocar dicas, fotos e informações de grande valia aqui, não ficar avacalhando, vamos ver o que vai rolar, afinal sou marinheiro de primeira viagem nessa história de blogs, hehehe...
Depois de 7 anos me dedicando ao Alpinismo industrial ou atualmente chamado de Acesso por Corda, resolvi tirar umas férias de 3 meses, isso mesmo, 3 meses.
Escalo há 8 anos e sempre estive diretamente envolvido com o montanhismo no estado do Rio Grande do Sul e acompanhando o esporte no nosso Brasil.
Segunda agora, dia 5 de janeiro estou me tocando junto com mais dois amigos para a Patagonia para passar até março escalando na terra de nossos hermanos. Vamos na velha parati do nosso amigo Antonio Nery que já está em Bariloche nos esperando com a família e que já esteve outras duas vezes na região, vamos ver como ela vai se portar novamente na estrada.
Os Andes são muito procurados por escaladores de todo o mundo, pois possuem excelentes picos de escalada, tanto em rocha como alta montanha. Nossa primeira parada será no Valle Encantado, situado a 60 km antes de Bariloche. Um grande point de escalada esportiva que começou a ser frequentado no começo dos anos noventa e a cada verão recebe inúmeros escaladores, iclusive grandes nomes como: Alex Chabot, Chris Lindner, Iker Pou, entre outros grandes feras. http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=897
Pretendemos aclimatar um pouquinho nas vias do Valle e depois nos tocamos para o Frey, esse em Bariloche. O Frey fica no Cerro Catedral, um lugar repleto de agulhas com milhares de vias em móvel para escalar. http://www.catedralaltapatagonia.com/ e http://www.bariloche.com/
Quem foi Emilio Frey: Todos os anos no dia 5 de agosto se comemora na Argentina o dia do montanhês por ser a data de nascimento de Emilio Frey (Don Emilio, para os barilochenses). Don Emilio Frey foi assistente de Francisco Moreno na sua tarefa de explorador e perito limítrofe, presidente do Club Andino Bariloche (a primeira instituição de montanha do país), primeiro Intendente do Parque Nacional Nahuel Huapi (até então, Parque Nacional do Sul), e se não me engano, primeiro Intendente de Bariloche.Don Emilio presidiu o C.A.B. durante 30 anos em sua época mais heróica, aquela das primeiras ascensões e explorações, e a das grandes expedições da década de 50, ao San Valentín e ao Paine. Junto com o Dr. Neumeyer e Otto Meiling (além de fundar o CAB) foi uma das primeiras pessoas a descer com esquis pelas encostas do Povoado de San Carlos, no que hoje é a centralizada rua Villegas. Quem quiser saber mais, leiam a "Toponimia del Nahuel Huapi" de J. Biedma e sua "Crónica Histórica del Nahuel Huapi", que é muito interesante. Fonte: Al borde (alborde.com.ar).
Depois do Frey, vamos a La Buitreras, um lindo canyon localizado cerca de 380 km ao sul de Bariloche com vias de altíssimo nível.
Depois de Buitreras, o lugar que sempre quis conhecer, El Chaltén. Lá estão localizados os famosos e lindos picos Cerro Torre e o Fitz Roy. (http://www.elchalten.com/) e (http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Chalt%C3%A9n).
Bom, aqui está a primeira postagem do blog, espero que gostem.
Fiquem a vontade para escrever, xingar, perguntar ou até mesmo passar pra dar um oi.
Felicidades e bj a todos, que em 2009 a gente continue conquistando o que desejamos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Odi querido, não poderia deixar de ser a primeira a comentar no seu blog. Admiro muito teu trabalho como fotógrafo da montanha, além de admirar muito e sempre teu coração e jeitinho tão amigo e especial de ser. Vou sempre dar uma passada por aqui pra matar saudade e já tá lá no meu blog o link.Beijao te cuidaaaa Ale

Anônimo disse...

Ta com frio ? nao se encolha...
vaaaaaamoooo, vamooo los pibes
Cuida bem da Paratosa sua dregg de quinta

Anônimo disse...

Mas ahhh!!! Então quer dizer que eu nasci no mesmo dia do seu Frey?! Mais um motivo pra passar o meu aniver lá na Argentina. Valeu, Odi, além de belas imagens e muita informação, teu blog também tem muita cultura!!!
Beijão!!!