quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gerlinde Kaltenbrunner escala o K2 e finaliza os 14 picos de 8 mil sem oxigênio

Gerlinde
Gerlinde
O 23 de agosto de 2011 ficou marcado na história do himalaísmo como o dia em que a primeira mulher conseguiu a façanha de subir as 14 maiores montanhas do planeta sem auxílio de oxigênio suplementar. A alpinista austríaca Gerlinde Kaltenbrunner chegou ao cume do K2 às 18h18, hora local, pisando no cume de sua 14° montanha acima de 8 mil metros, 13 anos após pisar no topo do Cho Oyo.

A primeira mulher a pisar no topo das 14 maiores foi a espanhola Edurne Pasaban, mas utilizou oxigênio no Everest. A coreana Miss Oh, também tentou realizar sem oxigênio as ascensões, mas sua escalada no Kangchenjunga foi posta em dúvida.

A expedição de Kaltenbrunner, estava formada por Maxut Zumayer, Vassily Pivtsov e Darek Zaluski, e estes ainda estão realizando a descida, que deve acontecer amanhã, quinta-feira.
O marido de Gerlinde, Ralf Dujmovits que também é o chefe da expedição, foi quem confirmou a façanha, por meio do site oficial da alpinista: http://www.gerlinde-kaltenbrunner.at/en

Vale notar que para muitos puristas, o uso de oxigênio é considerado dopping, pois "diminui" a altitude da montanha, facilitando a ascensão. Desde que em 1978 o italiano Reinhold Messner atingiu o topo do Everest sem uso de oxigênio, escalar no Himalaia desta forma tem sido uma façanha perseguida por todos os alpinistas de renome no mundo.
K2 e a rota
Fonte: http://espn.estadao.com.br/eliseufrechou

Nenhum comentário: