Primeiramente: CALMA GENTE. O Negócio não é tão sério. Não foi descoberto que ele foi feito com uma liga de zinco utilizada pra fazer calha de telhado, nem que o eixo central é de latão. O que pegou foi que, se algum mamute puxar a alavanca do bagulho pra descer outro mamute (Vulgo GORDO) que estiver escalando, e fizer muita força, essa “alavanquinha” pode espanar e permanecer nesta posição pra sempre.
Nesta configuração o grigri 2 não trava automático, porém ainda continua funcionando como um freio normal, como o atc para descer o caboclo. Eu particularmente não enviaria o meu para recall, mas como tem mais 2 aqui, então vai tudo junto. Um defeitinho tão besta, e a empresa já resolveu trocar TODOS os grigri’s doises (ou praticamente a maioria) do mercado, Mostrando que é uma marca em que podemos confiar e que está sempre preocupada com a segurança do cliente e a qualidade de seus produtos. Poderia simplesmente trocar aqueles que apresentassem defeito. Em vez disso, soltou um recall. Fica o exemplo para as outras companhias nacionais ou não, de seguirem a seriedade e o respeito pelo cliente.
Tradução do artigo do site da Petzl:
Contexto:
A Petzl descobriu que se for feita uma força muito grande na alavanca do GriGri 2 quando esta estiver totalmente estendida, a mesma poderá sofrer um dano interno, de modo que a alavanca do Grigri 2 permanecerá na posição estendida (aberta).
Quando a alavanca estiver presa na posição estendida (aberta), a função de travamento assistida fica desabilitada. Um Grigri 2 danificado nesta configuração funcionará como um dispositivo de freio e segurança manual, como o ATC.
Ao usar um Grigri 2 com a alavanca presa na posição aberta como na figura 1, a falha em não segurar corretamente a corda que controla a descida do escalador, aumenta muito o risco de uma descida descontrolada. Um grigri 2 com a alavanca danificada deve ser removido imediatamente do uso e aposentado.
Cabe salientar que a falha em não segurar a corda que controla a descida do escalador é um uso errado do GriGri2 sob quaisquer circunstâncias (Veja o Grigri 2 – Technical Notes).
Até 20 de junho de 2011, 7 Produtos com a alavanca defeituosa haviam sido devolvidos à Petzl pelos distribuidores internacionais, e não se sabe de nenhum caso de acidente resultante de um grigri 2 com a alavanca danificada.
Resposta da PETZL:
Por ser a segurança de nossos clientes nossa principal preocupação, como medida de precaução a Petzl resolveu tomar as seguintes providências:
- Reforçar a força mecânica da alavanca de todos os Grigri 2 a partir do número de série 11137
- Fazer um recall de todos os Grigri 2′s cujos primeiros 5 digitos estejam compreendidos entre 10326 e 11136 e trocá-los por um novo Grigri reforçado.
A Petzl irá pagar por todos os custos de envio necessários para completar a total troca dos produtos.
Se você tem um Grigri 2 contate imediatamente seu distribuidor local, no caso do Brasil a Spelaion, através dos contatos: spelaionbrasil@gmail.com Telefone: 019 – 3434-0535
Pra quem não sabe, os dois primeiros digitos representam o ano de fabricação, e os 3 ultimos o dia do ano em que foi fabricado. Este da foto por exemplo foi fabricado no dia 14 de fevereiro de 2011. (45° dia do ano 2011)
Bom feriado a todos. E Não, vocês não poderão trocar a cor do GriGri 2 de vocês durante a reposição! (Leiam o FAQ no site http://www.petzl.com/en/outdoor/recall-replacement-grigri-2)
Fonte: http://enquantoissonaomuitolongedali.wordpress.com/
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