Foi realizado ontem em São Paulo a premiação do 6º Prêmio Outsider dos atletas que mais se destacaram em suas respectivas modalidades esportivas. Na escalada o destaque ficou pela escalada que o trio Eliseu Frechou, Marcio Bruno e Fernando Leal realizaram na Proa do Monte Roraima em Janeiro de 2010, conquistando uma nova via.
O Monte Roraima, com 2875 metros de altitude, é a sétima montanha mais alta do Brasil. Situado no extremo norte do país, ela faz fronteira com dois outros países, a Guiana e a Venezuela. Lá é terra de muitos conflitos por conta dos litígios entre os países, índios, extrativistas etc.. Lá perto fica a reserva indígena Raposa Terra do Sol, isso basta para dizer sobre os problemas da região e mostrar porque poucos são os corajosos de enfrentar a montanha.
A proa do Monte Roraima é a parte guianense da montanha. Esta parede é dividida em dois escalões. O primeiro, menor, é todo vegetado, e oferece muita dificuldade aos escaladores. O segundo é mais limpo e negativo, o que protege os escaladores das chuvas diárias neste rincão equatorial do planeta.
A expedição durou 21 dias, 12 dos quais pendurados na parede. Foi a terceira rota estabelecida naquele enorme paredão, o maior do Monte Roraima, as duas outras haviam sido conquistadas por ingleses e americanos. O nome da via é Guerra de Luz e Trevas e o grau sugerido é de D6 6° VIIa A3 J4 / 650m.
Após a abertura desta nova via, Frechou editou um documentário sobre a escalada, que foi premiado no Festival de Filmes de Montanha do Rio de Janeiro do ano passado.
Além do trio Frechou, Bruno e Leal, outros escaladores já venceram a premiação, como Nicola Martinez, Janine Cardoso, Cesar Grosso e Felipe Camargo.
:: Veja os vencedores do 6 º Prêmio Outsiders
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Frechou, Bruno e Leal recebem prêmio outsider 2010
A conceituada revista Go Outside realizou ontem o prêmio outsider do ano, premiando os atletas de esportes de aventura que mais se destacaram em 2010. O vencedor da categoria escalada foi a cordada formada por Eliseu Frechou, Marcio Bruno e Fernando Leal que no ano passado escalaram o Monte Roraima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns para o trio pelo merecido prêmio!
Postar um comentário