terça-feira, 5 de abril de 2011

Entrevista Paulo Macaco no Blog de Escalada


Um ícone do nosso esporte concedeu uma entrevista para o Blog de Escalada.

No Rio de Janeiro há muitos escaladores os quais a sua história pessoal confunde com a própria história da escalada brasileira.

Uma destas personalidades quase que míticas é o Paulo Macaco.

Paulo era considerado na época como um dos escaladores de técnica mais refinada e estilo de escalada exuberante.

Paulo Macaco também é um escalador que passou por dificuldades, contraindo HIV e se tornando deficiente visual.

Para saber mais sobre ele, escutar sua lições de vida tive o auxílio da Patrícia Mattos que me ajudou a fazer as perguntas.

Confiram abaixo o resultado da entrevista

1- Paulo Macaco, obrigado por conceder entrevista. Como está a sua relação com a escalada hoje?

Entusiasmadíssimo!

Tenho alguns projetos porém preciso de um pouco mais de treinamento para efetuá-los.

Estou falando de escalada esportiva, estou procurando um lugar que me ofereça a possíbilidade de um deficiente visual poder exercer a escalada.

2 - Quais foram os motivos que levaram você a querer ser escalador?

Quando eu tinha uns 14 anos anos, fui para a Reserva Florestal do Grajaú e outros locais como Pedra da Gávea, Floresta da Tijuca, etc.

Eu fazia caminhadas e gostava de aventuras e desafios e fiquei fascinado sempre que passava por alturas, porém desconhecia a prática da escalada esportiva.

Um dia eu vi alguns escaladores na Travessia dos Olhos, na Pedra da Gávea.

Eles me informaram onde fazer um curso de escalada e me indicaram o CEB.

Fiquei no CEB durante uns 3 anos e depois me tornei independente e virei um escalador de boulders e falésias, mas a minha raíz foi no CEB. Lá aprendi o básico.

Quer saber mais? Passa lá: http://blogdescalada.blogspot.com/2011/04/exclusivo-entrevista-paulo-macaco.html

Um comentário:

Miriam Chaudon disse...

Esse video está muito bacana!!!
o pessoal tudo bem novinho!