quarta-feira, 16 de março de 2011

Gramado (RS) terá Feira de Aventura em julho de 2011

A serra gaúcha abrigará em 2011 um evento que promete se diferenciar das tradicionais competições de esportes de aventura. Entre 2 e 10 de julho, acontecerá a Gramado Adventure, que terá um novo formato neste ano. Além de reunir provas esportivas, feiras de negócios e moda, modelo que já vinha sendo utilizado, o evento também quer atrair competidores e seus familiares para o turismo, aumentando seu público alvo.

“Tem esse lado turístico do atleta”, reconhece Marcos Schwan, coordenador de esportes da Gramado Adventure 2011 e experiente competidor off-road. “Acaba atraindo atleta e familiares”, completa ele. Schwan revela que está negociando com uma grande operadora de turismo brasileira para oferecer pacotes especiais aos competidores e seus familiares, além dos convencionais, para turistas comuns.

Mas para atrair um novo público, a organização teve antes que focar sua atuação nos esportes, principalmente nos de aventura. “Tínhamos nos últimos seis anos eventos esparsos. A Gramado Adventure resolveu juntar esses eventos”, explica a coordenadora Sandra Galeotti. “A gente decidiu que íamos formatar o evento para entrar no calendário das federações e confederações esportivas, sempre na primeira semana de julho”, diz ela.

Em 2011, a Gramado Adventure reunirá competições de oito modalidades. No off-road, carro-chefe dos esportes, serão disputadas etapas do Campeonato Brasileiro e do Gaúcho de Rali de Velocidade, assim como os certames estaduais do Rali de Regularidade 4x4 e 4x2. Para os motociclistas, haverá uma etapa do Gaúcho de Motocross. Já o mountain bike fica por conta de uma prova de cross country. Os montanhistas poderão praticar escalada, inclusive com provas de velocidade. Além disso, o skate e até o hóquei no gelo também marcarão presença no evento.

Extras - Enquanto as competições esportivas devem reunir até 1,2 mil atletas, outros atrativos da Gramado Adventure prometem trazer muito mais pessoas. “É uma semana multiesportiva que insere três dias de feiras de negócios nela”, define Sandra, se referindo à Adventure Fair (feira de fabricantes de produtos esportivos) e à Adventure Fashion (desfile de moda e acessórios esportivos), ambas realizadas nos três pavilhões da ExpoGramado, com mais de 18.600 m² de área útil, no centro da cidade. Soma-se a isso ainda uma apresentação de balé no gelo como bônus.

No ramo dos esportes de aventura, os competidores, seus familiares e qualquer turista que comparecer à região poderão utilizar os serviços com qualidade garantida da serra gaúcha, que oferece atividades como rafting, arvorismo, canoagem, rapel, tirolesa e passeios de quadriciclo. Já são dez operadoras da região certificadas pelo Aventura Segura, programa de qualificação destas atividades promovido pelo Ministério do Turismo.

Aproveitando a semana voltada para a prática aventureira, o evento ainda terá o lançamento da Rede Integrada de Turismo de Aventura (Rita), que pretende unir agentes e operadoras deste tipo de turismo de todo o Brasil. “Cada polo turístico vai ajudar outro polo, criando uma rede de boa vontade”, adianta Sandra, reforçando, porém, que o projeto “está em gestação”.

Confira mais informações sobre o evento em www.gramadoadventurefair.com.br.

Nenhum comentário: