sexta-feira, 11 de junho de 2010

Grupo Bandeirantes da Serra recebe Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental de 2010

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Proteção Ambiental, divulgou nesta quarta (9) os vencedores do Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental. A iniciativa do Executivo buscou identificar e divulgar experiências bem-sucedidas em Santa Maria, além do intuito de conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação do meio em que vivemos. O Prêmio foi entregue pelo Prefeito Cezar Schirmer e pelo secretario Luiz Alberto em uma reunião-almoço no restaurante Palace Iguaria (anexo ao Itaimbé Palace Hotel).

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco pessoas – sendo um representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), e um das secretarias de Proteção Ambiental; de Turismo; de Educação, além de um membro da Instituição de Ensino Superior Franciscana, a UNIFRA. O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, explicou que o objetivo do Prêmio é “fazer com que os vencedores sirvam de exemplo para outros na área ambiental”. O prefeito cezar Schirmer entregou os certificados para os vencedores.

O concurso destacou quatro categorias: Escola, ONG, Empresa Sustentável e Destaque Cidadão. No segmento empresarial recebeu o certificado a empresa Superauto, do ramo de automóveis. Entre as iniciativas adotadas pela empresa, o diretor-executivo, Carlos Augusto Costa Beber, explica que foi criada uma sala padronizada onde são depositados todos os resíduos gerados na oficina. Além disso, a revenda de veículos adotou a lavam ecológica para carros e conta com o plano de gerenciamento de resíduos. Também foram trocados os aparelhos de ar-condicionado e monitores de computador por modelos econômicos. A empresa também adotou a coleta seletiva de resíduos, que são encaminhados para a Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR). “Tudo que fizemos é de acordo com as normas da secretaria de Meio Ambiente”, afirma Costa Beber.

Outro destaque da premiação foi o projeto Interdisciplinar de Educação Ambiental e Cidadania, da Escola Municipal de Educação Infantil, Edy Maya Bertoia. O projeto, segundo a diretora, Diva Guareschi, já se desenvolve há cerca de uma década, mas ganhou força nos últimos anos com resposta positiva da comunidade. Entre as ações que mais se destacam estão atividades que envolvem a comunidade em parceria com a escola, como a distribuição de mudas de árvores, horta comunitária e jardinagem. Também são feitos trabalhos com reciclagem de tecidos e recolhimento e destinação adequados de pilhas e remédios vencidos.
O ambientalista e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, Rainer Oscar Muller, foi escolhido pela comissão organizadora do concurso como o Destaque Cidadão. Rainer é um ativista comprometido com as questões ambientais do município e atualmente trabalha junto com a equipe da secretaria de Proteção Ambiental no projeto de criação de uma Unidade de Conservação Natural. O professor é membro da Fundação Moã.

Na categoria Organização Não Governamental, o projeto vencedor é desenvolvido pelo Grupo Bandeirantes da Serra, com o projeto denominado Educação Ambiental desenvolvido no Ecoturismo e no Turismo de Aventura. As atividades do grupo envolvem caminhadas em trilhas com turistas, onde é feita uma explanação sobre os diferentes tipos de rochas, vegetações e fauna. O objetivo, segundo o coordenador Rafael Camilo Ribeiro, é sensibilizar as pessoas para que sejam multiplicadoras do que elas estão apreendendo no local.

Confira abaixo os ganhadores do Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental:

Categoria Escola: E.M.E.F. Professora Edy Maya Bertoia
Categoria ONG: Grupo Bandeirantes da Serra
Categoria Empresa Sustentável: Superauto
Destaque Cidadão: Rainer Oscar Muller

Fonte : http://www.bandeirantesdaserra.org.br/

Nenhum comentário: