quarta-feira, 28 de abril de 2010

Procura-se praticantes de Slackline

Bom dia a todos.

Amanhã (29/04) às 17hs vamos gravar um programa para a emissora RBS (afiliada da Rede Globo) aqui no sul do Brasil. Como existem poucos praticantes desse esporte aqui no sul, queremos reunir o maior número de pessoas para a gravação.

Quem se interessar em participar pode entrar em contato aqui pelo Blog ou pelo e-mail: odileimedeiro@hotmail.com ou pelo telefone (51) 8117.3986 falar comigo (Odilei Medeiro).

O esporte anda em alta na cidade do Rio de Janeiro onde constantemente tem aparecido em alguns programas de TV. Para quem não conhece, esse esporte é dividido em várias modalidades.

Tricklining
Tricklining é o tipo mais comum de slacklining. É feito rente ao chão, e como tal também é freqüentemente chamado de "lowlining". Um grande número de truques pode ser feito na fita, e como o esporte é relativamente novo, há muito espaço para novos truques. Alguns dos truques básicos feitos hoje são ficar de pé, caminhar na fita , andar para trás, girar e saltar andando. Alguns truques intermediário incluem: moonwalk, sentar-se, deitar, depois comece a pular, cair de joelho com as pernas cruzadas, em frente surfando, surfando lado, e saltar virando.

Waterlinning

Waterlining é simplesmente montar o slacklining sobre a água. Esta é uma maneira ideal para aprender novos truques, ou apenas para se divertir mais. Lugares comuns para montá-lo são: piscinas, lagos, entre os pilares de cais e docas do barco.

Highlining
Highlining é o slacklining montdo a grandes distâncias acima do solo ou da água. Eles são comumente criados em locais que tenham sido utilizados ou ainda são usados para atravessar tirolesas. Quando os praticantes mais experientes tomam coragem, começam a praticar essa modalidade. Porém essa modalidade exige uma série de cuidados e conhecimentos específicos. Necessita-se montar ancoragens para se fazer a amarração do slackline. Além disse é preciso montar sistemas de back-ups de segurança para não contar somente com a fita do slack, já que a altura está presente nessa modalidade e qualquer queda pode ser fatal. Muitas vezes se duplica ou até mesmo se triplica o número de slacks ou se usa uma corda de escalada fixada junto da fita principal para caso de estourar um, tem o outro como segurança. Precisa-se também proteger as quinas que ficam em contato com superfícies abrasivas.
Para garantir a segurança do praticante, usa-se um harnês de escalada (cadeirinha) preso por uma fita ao slackline para o caso de queda, o mesmo ficar pendurado no slackline.

Yoga slacklining

Outra forma de slacklining é slacklining yoga. Slacklining Yoga é a modalidade onde se faz as posições do yoga em cima da fita. Embora mais difícil do que o tradicional yoga feito no chão, o slacklining yoga combina equilíbrio, foco e trabalho do núcleo de uma nova maneira.

Freestile slacklining
Freestyle slacklining ("rodeo slacklining") é a arte e a prática de cultivo de equilíbrio em um pedaço de corda ou correia frouxa envolto entre dois pontos de ancoragem, tipicamente cerca de 15-30 metros de comprimento, porém com a fita um pouco solta. Este tipo de "slackline" folgado fornece um vasto leque de oportunidades para se fazer manobras. A slackline freestyle não tem tensão na fita, diferente dos. slacklines tradicionais e corda bamba.

Nenhum comentário: