terça-feira, 13 de abril de 2010

Páscoa e via nova em Minas


No final de semana da Páscoa, a região da campanha do Rio Grande do Sul ficou bem movimentada. É nessa região que se concentram algumas cidades muito significativas para o montanhismo gaúcho como Caçapava do Sul, Bagé e Minas do Camaquã, entre outras. Foi justamente na cidade de Minas do Camaquã onde nós escolhemos para passar o feriado.
Viajar com os amigos é o que há, conseguimos juntar uma turma bem legal no acampamento. O tempo ajudou bastante e contribuiu para que pudéssemos tomar bastante banho de rio e fazer um slack line em cima da água. Em outra oportunidade, o Moisés, Iuberê e o Sequinho haviam instalado as chapeletas nas rochas para montar o slack line em cima da água. Naquela oportunidade o slack ficava cerca de 20 centímetros da água, dessa vez, a coisa ficou um pouco mais alta, mais de um metro.
Na sexta-feira, como estava muito quente, passamos o dia todo no rio tentando atravessar o slack, o que rendeu muitos vídeos legais das quedas.
No sábado resolvemos visitar as minas, já que o Iuberê tinha autorização para entrarmos nas intalações.




Conhecemos as minas a céu aberto e entramos nos túneis da mina que estava totalmente alagada. Só foi possível entrar até uns 10 metros a frente porque a água já havia tomado conta de tudo. Em outros tempos era possível entrar bem mais no tunel da mina. Para finalizarmos o dia, conhecemos o poço do elevador, mas sempre com muito cuidado porque a mina está desativada a um bom tempo, então todo cuidado é pouco. No final do dia conseguimos ainda abrir uns boulders e ficar trabalhando eles.
No domingo foi o dia de aproveitarmos as rochas do lugar e escalarmos um pouco.

O Moisés e o Sequinho abriram uma via nova na parte da frente do Morro da Cruz chamada "Feliz Páscoa" que ficou graduada em 3º/4º graus aberta no estilo tradicional com aderência. A primeria enfiada que foi conquistada possui 60 metros e 4 proteções. A segunda parte da via entra no vertical e com certeza vai sair uma enfiada bem bonita com um graduação um pouquinho puxada.
Quem quiser saber mais informações das Minas, acesse:
http://www.visiteminasdocamaqua.com/

Nenhum comentário: