quarta-feira, 10 de março de 2010

Tibet temporariamente fechado


A temporada 2010 do Himalaia já começou com as primeiras equipes chegando em Kathmandu e se direcionando para os diferentes picos que vão desafiar nesta Primavera. Entretanto, como se tornou comum a todos nos últimos anos, parece que o Tibete está mais uma vez fechada a visitantes de fora.

Foram citados em alguns blogs de diversos alpinistas ontem que as fronteiras para o Tibete estão fechadas, sem data definida para quando eles vão reabrir novamente. Surgiram boatos que as restrições vão até o dia 10 de abril, embora os escaladores acreditem que poderá ser liberado mais cedo do que isso. Como tem sido o caso nos últimos anos, essa medida parece ser em conjunto com o aniversário da revolta tibetana, que comemora 51 anos amanhã. Consta que, mais de 400 pessoas já foram presas em Lhasa apenas como parte de uma operação a nível nacional pelos chineses.

Para o começo da temporada, essa não é uma notícia nada boa. Esperamos que nos próximos dias isso se resolva e não atrapalhe os planos dos escaladores que vão escalar na região esse ano. É ficarmos ligados nos noticiários para ver o que vai acontecer.

Nenhum comentário: