segunda-feira, 8 de março de 2010

Street Climbing na Itália


Tudo aconteceu no dia 19 de dezembro de 2009 na cidade de Sondrio (IT) como conta o vídeo-report feito por Nicol Maspes acompanhado da introdução de Silvia Motti.
Na tarde do sabado de 19 de Dezembro os "sondrinesis" notaram alguma coisa diferente pelas ruas da cidade. A cada vez que, ocupados com as ultimas compras de natal, entravam e saíam das lojas do centro, nas paredes sobre suas cabeças apareciam jovens empenhados a escalar um diedro, alcançar um reglete ou subir em um platô. A senhora Anna havia apenas comprado alguns presentes em umas das lojas: "Quando saí me encontrei de frente as pernas de alguém que pendulava agarrado não sei onde! pensei que queria entrar em alguma casa.. mas depois vi que eram tantos!". Os presumidos "ratos" de apartamento eram em realidade 73 (numero de inscritos, surpreendente para uma primeira edição) jovens homens e mulheres, unidos pela paixão pela escalada, que fizeram parte da manifestação esportiva denominada "Sondrio Street Climbing", organizada pela CAI (Club Alpino Italiano) di Sondrio (Italia) com a colaboração de um ativo grupo de escaladores da cidade de Val di Mello.

Durante a tarde do sabado, a partir das 16:30 e com fim as 19:30, colunas e pórticos foram de fato transformados em "paisagem competição" de varias tipologias e dificuldades que permitiram aos competidores transferirem para as construções da cidade a sua paixão pelo esporte vertical. Entre a paisagem havia "Lo spingolo nord" do "Palazzo Muzio", sede da administração regional, o bote na "Galleria Campello", a travessia da "Via Cesura" e árdua "Passagem do tronco", partindo de cabeça pra baixo [...]. Ao total foram 15 objetivos, superados todos somente pelos 8 finalistas.
Dentro os homens, os primeiros colocados foram: Nicola Bruseghini, Manuel Dioli, Matteo De Giacomo, Luca Tenni, Maurizio Bombardieri, Matteo Sera, Matteo Perlini e Andrea Pavan. Já entre as mulheres as primeiras foram: Anna Cerruti, Martina Frigerio e Gretel Nogara.

Texto de Silvia Miotti.

Crédito: Traduzido por Jéferson Bemfica Rodrigues
Imagens: http://www.planetmountain.com/home.html

Nenhum comentário: