terça-feira, 3 de novembro de 2009
Itacolomi (RS) recebe melhorias
Nativo escalando de pés descalços a Barbudos (6 sub)
Um local muito frequentado aqui no Rio Grande do Sul foi motivo de polêmicas e discussões durante a semana passada em uma rede de discussão na internet.
O Itacolomi, também conhecido como Pico dos Corvos foi o primeiro local a ser escalado no estado do Rio Grande do Sul no ano de 1964. Por ser próximo de Porto Alegre, o local tornou-se muito frequentado, tanto por escaladores como por pessoas que gostavam de acampar e até mesmo fazer uma trilha de um dia. Ao decorrer dos anos várias vias foram conquistadas e como o local possui vias de diversas graduações, acabou se tornando um excelente campo escola. Mas, em decorrência de dois assaltos que aconteceram no passado, o Ita acabou ganhando fama de ser um local perigoso. Muitos escaladores pararam de frequentá-lo migrando para outros locais. Mas em outros points de escalada também acabou acontecendo uma onda de assaltos.
Muitos escaladores que gostam do Itacolomi continuaram frequentando-o, inclusive fazendo manutenções em suas trilhas colocando até escaladas para diminuir a dregadação. Como a rocha de lá é o Arenito Botucatu, o solo se degrada rápido e algumas vias necessitaram de manutenção.
Há cerca de um mês atrás, um escalador acabou se acidentando no local.
Em decorrência desse acidente, duas vias receberam uma manutenção feita pelos escaladores Moisés Rodrigues e o Cristiano Backs "Nativo".
As vias Ameixas Radicais e Barbudos receberam uma proteção antes da primeira proteção. Quando elas foram conquistadas, a primeira proteção ficou muito bem colocada, próximas a sua base. Porém, durante esses anos, a base das vias se decompôs cerca de uns 70 centímetros fazendo com que a primeira proteção ficasse muito exposta. Para evitar que outros acidentes aconteçam, foram feitas essas melhorias nessas duas vias.
Parabéns aos escaladores Moisés e Nativo que continuam sempre fazendo pelo crescimento e pela melhoria do nosso esporte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário