quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Anuário do Montanhismo Latinoamericano

Por iniciativa de Carlos Rangel Plasencia, do site Montañismo y Exploración, e com a colaboração de montanhistas de vários países da América Latina, está sendo criado o primeiro Anuário do Montanhismo Latinoamericano.



A proposta do anuário é trazer para conhecimento de todos os amantes do esporte, não só na Amércia Latina mas do mundo todo, os feitos que estão sendo realizados pelos montanhistas, amadores ou profissionais, de nosso continente. De acordo com Carlos Rangel, que já foi presidente da Associação Mexicana de Montanhismo da UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) por 11 anos e é dono de um reforçado currículo de explorações, escaladas e outras iniciativas, há muito sendo feito em termos de monstanhismo por latinoamericanos que não está sendo visto, e temos esportistas de altíssima qualidade.

O anuário terá o seguinte formato:

* Editorial.
* Principais artigos: os eventos mais importantes realizados por latinoamericanos em nosso continente ou além. Eles podem ser globais ou primeira ascensão latinoamericana, repetições significativas, e eventos que têm grande importância no registro histórico do montanhismo.
* Resumo dos principais acontecimentos do ano: um resumo com os nomes dos participantes, país(es) de origem, tipo de evento, local, data e realizações.
* Registro do que tem sido feito por qualquer pessoa na América Latina durante o ano. Por exemplo: o que foi feito na Cordilheira Blanca no Aconcágua, na Cordilheira Real na Bolívia, e assim por diante.
* Principais acontecimentos geológicos na América Latina: nascimento ou uma explosão vulcânica, a liberação de parte de uma montanha, o desaparecimento de um lago na Patagônia, etc.
* Resultados de campeonatos mundiais de escalada que tenham participações de latinoamericanos
* Resultados de campeonatos locais de escalada, como México, Venezuela, América Central, Argentina, etc.
* Resumos de livros publicados por autores latinoamericanos, em qualquer idioma, sobre montanhismo.
* Índice de publicações de montanha na América Latina, anuários e revistas que se dedicam exclusivamente ao montanhismo.
* Índice de endereços de sites/email das organizações internacionais, federações, associações, organizações e os principais clubes de montanhismo de cada país.



O anuário será publicado em versão impressa, completa, em espanhol e versão online com resumo de todos os artigos. A edição impressa estará a venda através do site Montañismo y Exploración e todo o dinheiro arrecadado será utilizado para custear o serviço de impressão e premiar o Melhor Montanhista Amador da América Latina, a ser definido em 2010. A iniciativa também aceitará apoio de patrocinadores que se interessem pela publicação e pela premiação.

Para participar do Anuário, os interessados deverão fazer contato através do email anuario[arroba]montanismo.org informando os seguintes dados:

1. Nome da Expedição
2. Local da expedição (o mais detalhado possível)
3. Nome da montanha (se existir) e altitude
4. Número de participantes
5. Nomes dos participantes
6. País(es) de origem dos participantes
7. Objetivo original (montanha, parede, caverna, passagem, etc.)
8. Resultados
9. Problemas técnicos enfrentados
10. Problemas atmosféricos enfrentados
11. Data da expedição.
12. Escrito por (autor) e com base em (fontes)
13. Outros sites em que a expedição foi publicada

Ainda não há indicações de participantes brasileiros!!! Vamos marcar presença!!! Divulguem!!!

Fonte: Rodrigo Meurer
http://40milkm.blogspot.com

Nenhum comentário: