sábado, 1 de agosto de 2009

Curso de Capacitação de Voluntários do GRUPAS

GRUPAS (Grupo Voluntário de Busca e Salvamento)

Entre os dias 1° e 06 de junho de 2009 aconteceu na cidade de Cambará do Sul (RS) e no Cânion Itaimbezinho nos Aparados da Serra, dentro da programação de capacitação de voluntários do GRUPAS (Grupo de Prevenção dos Aparados da Serra), os cursos de Fundamentos de BER – Planejamento e Operações de Busca e Resgate e Sistemas de Resgate em Ambientes Verticais.
O curso de Fundamentos de BER (Busca e Resgate) aconteceu entre os dias 1° e 3 de junho e contou com cerca de 40 voluntários, sendo esses vindos do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis) e de Santa Catarina. Dentre os voluntários, havia profissionais de todas as áreas: bombeiros, bombeiros voluntários, profissionais de acesso por corda, guias e condutores de turismo locais, guarda-parques e funcionários do parque e do IBAMA.
Nos dois primeiros dias de curso foram abordados temas como analise preliminar de risco, meios de transporte, navegação,orientação, gestão de segurança, rádio comunicação, e técnicas de descida de macas em terrenos inclinados e considerações de resgates em rios e aeronaves.
No terceiro dia, o trabalho realmente foi para a prática. Pela parte da manhã foram formados sete grupos e cada um recebeu uma carta de orientação que saia da casa do turista (local onde aconteceu o curso) e chegava até um hotel em construção. O desafio era esse, por em prática os conhecimentos de navegação. Na primeira hora da tarde recebemos a visita da Secretária Municipal de Turismo do Municício, a Sr. Marelise Raupp Hugentobler .

Depois das formalidades, fomos pegos de surpresa quando uma moça que trabalha na casa do turista entrou na sala falando que o Sr. Odilon (jardineiro da prefeitura) havia caído de um pinheiro e que estava necessitando de ajuda. Prontamente o tumulto se instalou na sala, alguns querendo colocar em prática o que tinham aprendido, outros ficaram estáticos sem reação, outros não acreditaram e outros pegaram os materiais e saíram para fazer o atendimento. Aos poucos todos se organizaram e formaram as equipes dividindo cada um em suas especialidades. Ao encontrar a vítima, o resgate foi montado e o Sr. Odilon trazido até a sede do curso, em plenas capacitações físicas bem sentadinho dentro do carro. Foi um simulado bem legal para término do curso, assim podemos ver bem como funciona uma situação real de resgate.

No amanhecer do dia 4 de junho arrumamos a mala e fomos para dentro do parque dos Aparados da Serra onde fica localizado o Cânion Itaimbézinho. Nos instalamos em uma casa de madeira que é usada pelo pessoal que vai fazer pesquisas no parque. Logo após nos acomodarmos, o curso começou ali mesmo no solzinho, sentados na grama apresentando nossos equipamentos, já que o curso era de técnicas de sistemas de resgate em ambientes verticais.
O instrutor Ronaldo Franzen Junior, mais conhecido como “NativO”, dominador e difusor das técnicas de escalada com segurança e de resgate em ambiente vertical, é um dos fundadores do COSMO (Corpo de Socorro em Montanha) que atua no Paraná, mais precisamente no Marumby, um dos melhores points de escalada do Brasil.
No primeiro dia foram apresentadas as etapas de atendimento em uma emergência, equipamentos individuais e coletivos, ancoragens, e práticas de nós.


No segundo dia foram apresentadas técnicas de encordoamento, ascenção, descensão, nós, padronização de procedimentos, sistemas de descidas, sistemas de recuperação com vantagem mecânica, linhas aéreas, montagem de tirolesas, e sistemas de comunicação, além de pratica e familiarização com os equipamentos. Na noite recebemos a visita do Diretor do Parque Nacional dos Aparados da Serra, Sr. Deonir Zimmermann.

No sábado dia 06 de junho recolhemos o nosso material e nos dirigimos para a sede do Itaimbezinho para pormos em prática os ensinamentos dos dois dias anteriores. Foram formadas 3 equipes e cada uma delas foi responsável pela montagem de uma descida de maca para a retirada de uma possível vítima. No final do dia foi feito uma conversa para avaliação dos cursos. Pela parte dos participantes, todos saíram satisfeitos e com a expectativa de podermos em breve fazer outros cursos que possam qualificar ainda mais o grupo.

Esperamos que todos os conhecimentos se aprimorem com treinamentos e se possível, fiquem só na prática e nos simulados mesmo, não sendo necessário por em práica real.

Nenhum comentário: