sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ajuda ao escalador Paulo Macaco

Figura fácil na Pedra do Urubu e arredores, nos anos 80 e 90, Paulo Bastos, o “Paulo Macaco”, foi um dos principais responsáveis pela importância que aquele bloco veio a ter para o desenvolvimento da escalada esportiva. Na verdade, Paulo teve grande importância para a própria escalada esportiva em seus primórdios, quando ela ainda se encontrava em busca de uma identidade própria, além de ter sido um dos primeiros a se dedicar ao bouldering com um afinco, que só nos dias atuais tornou-se corriqueiro.

Infelizmente sua carreira foi interrompida abruptamente por causa de uma doença, que apesar de hoje estar sob controle, deixou uma seqüela dramática: Paulo está completamente cego.
Na vida, sofreu outros rudes golpes pessoais, como a perda da companheira e do seu único filho, de 13 anos de idade, meses antes de descobrir a sua própria doença.

Após receber emocionada homenagem de vários amigos na Abertura de Temporada 2005, na Urca, a comunidade montanhista está se unindo para continuar ajudando essa pessoa maravilhosa, que acima de tudo, é um ser humano, que como qualquer um de nós, poderá um dia, precisar de ajuda também.

Você pode colaborar depositando mensalmente o valor mínimo de R$10,00.Com certeza irá ajudar muito. A conta para depósito é a seguinte:

Paulo C. Bastos
Banco BRADESCO
AG. 0226/7 CP. 1006182-2

Primeiro escalador negro a atingir projeção, seu estilo inconfundível – uma rara unanimidade entre os escaladores cariocas daquela época – serviu de fonte de inspiração para muitos, ainda que talvez ninguém tenha atingido tal nível de elegância ao se movimentar na rocha. Estilo que pode ser sintetizado pelo nome por ele escolhido para uma de suas mais marcantes realizações, o bloco Expressão Corporal, hoje graduado em VIIIc mas originalmente um IXa, um dos primeiros do país.

Quem quiser conferir a performance do escalador, acesse o vídeo no youtube do 1° Campeonato Sul americano no qual ele conquistou o primeiro lugar.
http://www.youtube.com/watch?v=rBRlMZb1k3g

Nenhum comentário: