quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Frey


Base da via Clemenzo

Frey

Visual do Frey

Cume da Agulha Principal

Depois de alguns dias a praia (Valle Encantado), partimos para o Frey para escalarmos naquele frio. Começamos a trilha as 22:30 horas do domingo para enfrentarmos 5 horas de subida até o Refúgio. Exatamente as 3:30 horas da manha, chegávamos no ponto de acampamento. De manha cedo ouvimos as vozes da galera, Mois, Seco, Marco, Luisi e Letícia, estavam bem próximos de onde havíamos acampado, que beleza !!!

Agulha Principal
Existem várias vias clássicas que devem ser feitas certo lá no Frey e muitas histórias e estórias bem interessantes sobre elas também. Resolvemos fazer uma via na agulha Principal, o nome da via é Clemenzo. Conta a história que depois de ter escalado e conquistado a via na parede, durante a descida (rapel), Clemenzo acabou se acidentando e vindo a falecer. O nome da via ficou batizado com seu nome e na base da via existem algumas homenagens e o nome dele escrito na pedra.
Do acampamento na Laguna Toncek até a base da via sao duas horas de caminhada montanha acima, por isso é necessário que se inicie a funçao bem cedo. Eu e o Antonio - para nao perder o costume - escalamos quando estamos a fim, entao iniciamos a subida para a via as 14:00 horas, bem tarde para escalar a Principal. Chegamos na base da via, nos equipamos e iniciamos a escalada. Bem de boa as duas primeiras cordadas, um 4º grau que fizemos a francesa. As outras duas cordadas se transformavam num 5+ e no final entramos na normal que a última cordada é uma enfiada de 6a. Muito linda a via, alta curtiçao, o visual alucinante ! Fizemos cume e rapelamos com o sol se pondo com o Monte Tronador de paisagem no horizonte. Chegamos na base da via de volta já escurecendo. Começamos a trilha de volta por outro caminho diferente do qual havíamos vindo, burrice total. Acabamos caminhando a mais e chegando no acampamento as 00:45 horas, famintos. Bom, fizemos a janta exaustos e fomos dormir com mais uma via do Frey e muitas fotos...
  • Na mochila alguns itens sao obrigatórios: head lamp (lanterna de cabeça), um bom corta vento, anorak (casaco impermeável), x-thermo (blusa tipo segunda pele), bota amaciada e de preferencia impermeável e comida extra.
  • Antes de viajar recebi em minha casa uma caixa contendo algumas peças de roupa da marca SOLO (www.solobr.com). Duas peças estao sempre comigo e que já me foram muito úteis nessa viagem, o casaco corta-vento Ventus e o X-thermo. Só uma que eu nao uso com muita frequencia pq causa tumulto aqui, é o colete windstoper. Quando eu uso, ele de tao bonito que é, a galera fica de chamando de Marrento, fazer o que. Gracias SOLO pelas peças.

2 comentários:

Alvaro Alvares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

carão de doido do tonho na base da clemenzo hahahahahahahaha