Chegava a tão esperada hora de conhecer o paraíso andino da escalada tradicional. 20 anos depois dos primeiros brasileiros Luiz Makoto, Alexandre Portela e Bito Meyer terem escalado as agulhas Fitz Roy e Cerro Torre, cá estávamos nós. Chalten foi criada em 1985 e recebeu esse nome pelos tehuelches, povo que vivia na região há muito tempo, e que significa montanha que fuma. Chegamos em Chalten no dia 1º de fevereiro, para nossa sorte bem no dia em que estava começando uma ventana de 7 dias. Chegamos na cidade e fomos comer algo - depois de termos montado nosso acampamento no camping público Confluencia - quando nos deparamos com um cartaz do festival anual de boulder que estava acontecendo justamente naquele domingo (1º). Encontramos o local que estava acontecendo o evento, lá havia um palco com muitas bandas boas tocando, apresentações de slack line e é claro, campeonato de escalada. O Antonio aproveitou e reviu alguns amigos enquanto eu conheci outros. Chalten é uma cidade pequena que fica localizada dentro do Parque Nacional de Los Glaciares, no passado foi palco de disputas por fronteiras com o Chile. Atualmente conta com 800 moradores. No momento está em obras porque estão asfaltando as ruas principais, coisa que não agradou muito alguns moradores e particurlarmente a mim também não. Na temporada de verão recebe turistas de toda a parte do mundo, muitos para fazer os vários trekkings da região e outros - como nós - para escalar suas alucinantes agulhas. Existem várias pousadas e camping na cidade, há até um camping público, o Confluencia. No ano passado havia outro camping público, o Madsen, mas em decorrencia do mal uso pelos frequentadores, ele foi fechado. Tinha pessoas que chegavam em outubro e só iam embora lá por maio, chegando a levar móveis como por exemplo fogão e sofá. O camping Confluencia fica localizado no outro lado da estrada bem em frente a sede da dministração do parque, o problema é que só é permitido ficar 7 dias por temporada, nada mais. O controle é bem rigoroso, todo dia os guarda-parques passam para fazer a conferência. Se você quiser ficar em outro camping sem pagar, ai terá de ir para os outros mais avançados que ficam cerca de 2 horas de caminhada de Chalten como o De Agostini, Laguna Capri, Piedra del Fraile ou Poincenot. Existem muitas pousadas boas também, como é o caso da Arco-iris e do Rancho Grande. Quem desejar mais informações, en El Chaltén: DDN (02962) - Informes: 49-3011 /comfomelchalten@yahoo.com.ar .
Lembre-se: você está dentro de uma Parque Nacional !!!
Regulamento de uso do acampamento Confluencia:
O tempo máximo de estadia permitido no acampamento é de 7 dias por temporada.
- Aqueles que tiverem animais de estimação, deverão mantê-los presos permanentemente em um raio de no máximo 3 metros de sua barraca e deverão coletar seu material fecal, depositando-os no cesto de lixo. No caso do mascote atrapalhar com latidos (ruidos altos), os mesmos deverão retirar-se do camping.
- A água do rio não é potável para o consumo humano. Existe uma torneira atrás da sede do Centro de Visitantes do parque.
- Utilize o banheiro do camping. O banheiro do Centro de Visitantes é para uso exclusivo dos visitantes diários.
- Não é permitido o uso das do banheiro, nem as intalações do Centro de Visitantes para fazer a higiene pessoal.
- É proibido:
* Fazer fogo.
* Uso de equipamentos de música, aparelhos elétricos ou qualquer aparelho que produza ruídos moletadores.
* Construções de mesas, bancos, canaletas ou qualquer outra modificação da área do camping.
Nenhum comentário:
Postar um comentário